Desenvolvi o avançando na prática da página 128, fiz algumas adaptações, pois os trabalhos que são pedidos para os alunos desenvolverem fora da sala de aula uns fazem, outros não, e tendo em vista que a minha formadora estaria presente na minha aula preferi primar pela segurança pra tentar fazer ao máximo que tudo transcorresse dentro da normalidade. Para tanto providenciei um vídeo que mostrava diversas onomatopéias que era o nosso tema, porém não fui muito feliz porque o vídeo que consegui era um pouco infantil para a idade de meus alunos. Argumentei que o objetivo era para que eles relembrassem o significado de onomatopéia.
Ponderei juntamente com eles que as onomatopéias da cidade são completamente diferentes das encontradas na zona rural. Fizemos um levantamento também das onomatopéias comuns às duas regiões, como: o barulho da chuva, o relâmpago, o trovão, etc.
Após estas considerações colocaram-se em grupos para construir um texto utilizando o maior número de onomatopéias possíveis e que apresentassem para a sala imitando os barulhos em conformidade com o texto escrito.
Alguns participaram de boa vontade, outros se sentiram envergonhados, outros não quiseram participar de grupos.
O importante foi que desenvolveram diversos tipos de onomatopéias e com certeza não esquecerão o que é onomatopéia.
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário