Desenvolvi o Avançando na prática constante nas páginas 178 e 179, porque acredito que a leitura é algo sublinhe e capaz de desenvolver o potencial de cada um e sendo bem trabalhado só teremos prazer em ler, e por ter a oportunidade conforme a sugestão, de trabalhar diversos estilos de livros ao mesmo tempo. A proposta veio a calhar, pois, nesta semana havia chegado à escola livros novos que ainda não havia passado por mão de ninguém.
Quando cheguei à sala com vários livros em uma caixa os olhinhos dos meninos brilharam e todos puderam escolher o tema que mais lhe chamara a atenção, os temas eram bem diversificados: “A turma do Perêre”, “Memórias de Emília”, “Contos de um reino perdido”, “Um canudinho para dois”, “A luz é como a água”, “O turbante da sabedoria”, “Histórias maravilhosas de povos felizes”, “Será o Benedito”, “Poemas – Bichário”, dentre outros.
Porém, depois de algum tempo alguns alunos foram devolvendo os livros, aí sugeri que levassem para ler, alguns acataram as sugestões, outros, alegaram que não gostavam de ler; quando questionei a cerca de quem possuía qualquer tipo de livros em casa, a turma foi unânime só liam gibi e de vez em quando.
No outro dia, antes mesmo de entrar na sala alguns alunos foram ao meu encontro comentando a respeito do que já havia lido, e, alguns já queriam outro livro, pois havia terminado o seu dizendo que havia adorado a estória, alguns dos que não havia pegado livro algum, se interessou em ler devido às recomendações dos próprios colegas.
LER, ainda é algo novo para nossos alunos, principalmente ler pelo simples gostar, cabe a nós professor inculcar em nossos alunos a vontade e a beleza da leitura.
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário