Nessa unidade por se tratar de uma 5ª série optei pelo avançando na prática que se encontra na página 30. Conforme orientação, li o texto “Conta de novo a história da noite em que eu nasci” em casa e pensei que os alunos iriam achar interessante a história em si, porém, o que ocorreu foi que antes de terminar a leitura os alunos já estavam reclamando alegando que o texto era chato por causa da repetição “Conta de novo”.
Com certa dificuldade terminei a leitura do texto, e, para minha surpresa (devido às reclamações) todos entenderam que a criança era adotada.
Questionaram por que o texto era tão repetitivo. Comentei com eles que fora a forma como o autor escolheu para mostrar que às vezes não damos oportunidades a outros de falarem, isto é, perguntamos e respondemos imediatamente; depois de fazer este comentário os próprios alunos contaram fatos em que realmente esta situação acontecia e, levantaram algumas hipóteses tais como: talvez isto acontecesse por ansiedade, ou por falta de costume de saber ouvir, etc.
Falaram também que um texto repetitivo fica ruim para ouvir, argumentando que talvez se fossem eles a ler não achariam tão chato. Disseram também que agora entendem porque eu reclamo de expressões repetidas nos textos que eles produzem.
Enfim, o texto não agradou de forma nenhuma, contudo o sentido do texto foi de fácil entendimento.
Desenvolvi ainda nesta unidade o avançando na prática da página 65. Procedi da seguinte maneira:
>Li o texto Por que seus pais estão se divorciando – págs. 62 e 63.
> Ouvi depoimentos de alunos que tem pais separados (a maioria da sala).
>Li ainda o texto do Menino Maluquinho – pág. 65, os meninos ama-ram sua teoria e se identificaram com ela. A maioria deles se sente saudosos, mas encaram com naturalidade a separação.
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário