Alunos Atendidos: 5ª série
Duração: 30 dias
Período: Outubro/Novembro
Problemática
Observando as apresentações de determinados grupos de alunos, percebi que a maior dificuldade encontrada para a referida apresentação era a própria apresentação, isto é, o falar em público, se expor, e partindo desta percepção conversei com outros docentes e estes também afirmaram ter detectado esta problemática alegando que era falta de um trabalho de base que deveria ter sido feito nas séries anteriores. Tendo em vista, que desenvolvi o Gestar em uma sala de 5ª série e que durante este trabalho também notei “o não querer apresentar”, a dificuldade de falar à frente para outros, entendi que o projeto “oralidade” seria de grande relevância tanto para o momento, quanto para o futuro destes alunos.
Fundamentação teórica
A comunicação faz parte da vida de todo ser, desde quando nascem e começam a se comunicar, as vezes através de palavras, de simples gestos, de um olhar, etc. E é na comunicação; através da oralidade que nos articulamos e nos fazemos presentes nas decisões que envolvem nosso ser e a sociedade. Quando ouvimos um bom discurso a tendência é afirmarmos que o orador possui o dom da palavra, no entanto, não nos atentamos para o fato de que este dom pode ser construído ao longo de nossos dias e que com certeza tal treinamento será de suma importância para os alunos.
Inserir a oralidade através da leitura ou da apresentação desta como probabilidade de desenvolver o senso de espaço, de presença, de entonação,
auxilia na formação da segurança e auto estima do aluno, “o saber ser” o levará a ser um adulto mais auto confiante e eficaz.
Objetivo geral:
Levar o aluno a se conscientizar da importância da oralidade, mostrando que esta pratica o envolverá durante toda sua vida na sua condição de ser social e parte integrante de uma sociedade, criando condição para que esta habilidade seja não só natural como levá-lo a percepção de que isto é uma técnica a ser dominada.
Objetivos específicos
Estimular o hábito da leitura
Desenvolver a criatividade e imaginação
Desenvolver a atenção e o raciocínio
Reconhecer a importância das expressões faciais e corporais
Reconhecer o valor da oralidade em nossa vida
Identificar o timbre de voz mais adequado para determinadas palavras e expressões
Perder a timidez
Socialização dos alunos
Desenvolver no outro a vontade de ler
Reconhecer o valor da oralidade em nossa vida
Desenvolvimento:
Leitura de livros de historinhas diversificadas
Leitura de poesias
Ouvir histórias contadas pelos professores e outros
Comentar as partes mais interessantes do livro
Visita dos contadores de histórias – grupo Abracadabra da UFMT
Leitura em voz alta diante dos colegas
Apresentação de produções textuais
Equipe de trabalho
Docentes das áreas de Língua Portuguesa, Educação Física e Artes.
Avaliação
A partir do momento que percebi a necessidade de trabalhar oralidade já me considero uma avaliadora, pois somente através da percepção e da reflexão dos problemas encontrados é que foi possível planejar o projeto objetivando sanar tal dificuldade. As avaliações que auxiliarão na progressão dos alunos serão no decorrer das aulas através de leituras e compreensões destas, na reconstrução de textos, ilustrações e no recontar a história.
A avaliação final será: escolher uma das histórias lidas e dramatizar para os colegas da sala e posteriormente para toda a escola.
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
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Parabéns pelo projeto, professora! Continue incentivando seus alunos a leitura e oralidade. São projetos assim que nunca me deixam desacreditar da educação.
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