quarta-feira, 25 de novembro de 2009

PROJETO ORALIDADE

Alunos Atendidos: 5ª série

Duração: 30 dias

Período: Outubro/Novembro

Problemática

Observando as apresentações de determinados grupos de alunos, percebi que a maior dificuldade encontrada para a referida apresentação era a própria apresentação, isto é, o falar em público, se expor, e partindo desta percepção conversei com outros docentes e estes também afirmaram ter detectado esta problemática alegando que era falta de um trabalho de base que deveria ter sido feito nas séries anteriores. Tendo em vista, que desenvolvi o Gestar em uma sala de 5ª série e que durante este trabalho também notei “o não querer apresentar”, a dificuldade de falar à frente para outros, entendi que o projeto “oralidade” seria de grande relevância tanto para o momento, quanto para o futuro destes alunos.

Fundamentação teórica

A comunicação faz parte da vida de todo ser, desde quando nascem e começam a se comunicar, as vezes através de palavras, de simples gestos, de um olhar, etc. E é na comunicação; através da oralidade que nos articulamos e nos fazemos presentes nas decisões que envolvem nosso ser e a sociedade. Quando ouvimos um bom discurso a tendência é afirmarmos que o orador possui o dom da palavra, no entanto, não nos atentamos para o fato de que este dom pode ser construído ao longo de nossos dias e que com certeza tal treinamento será de suma importância para os alunos.
Inserir a oralidade através da leitura ou da apresentação desta como probabilidade de desenvolver o senso de espaço, de presença, de entonação,
auxilia na formação da segurança e auto estima do aluno, “o saber ser” o levará a ser um adulto mais auto confiante e eficaz.

Objetivo geral:

Levar o aluno a se conscientizar da importância da oralidade, mostrando que esta pratica o envolverá durante toda sua vida na sua condição de ser social e parte integrante de uma sociedade, criando condição para que esta habilidade seja não só natural como levá-lo a percepção de que isto é uma técnica a ser dominada.

Objetivos específicos

 Estimular o hábito da leitura
 Desenvolver a criatividade e imaginação
 Desenvolver a atenção e o raciocínio
 Reconhecer a importância das expressões faciais e corporais
 Reconhecer o valor da oralidade em nossa vida
 Identificar o timbre de voz mais adequado para determinadas palavras e expressões
 Perder a timidez
 Socialização dos alunos
 Desenvolver no outro a vontade de ler
 Reconhecer o valor da oralidade em nossa vida

Desenvolvimento:

 Leitura de livros de historinhas diversificadas
 Leitura de poesias
 Ouvir histórias contadas pelos professores e outros
 Comentar as partes mais interessantes do livro
 Visita dos contadores de histórias – grupo Abracadabra da UFMT
 Leitura em voz alta diante dos colegas
 Apresentação de produções textuais

Equipe de trabalho

Docentes das áreas de Língua Portuguesa, Educação Física e Artes.

Avaliação

A partir do momento que percebi a necessidade de trabalhar oralidade já me considero uma avaliadora, pois somente através da percepção e da reflexão dos problemas encontrados é que foi possível planejar o projeto objetivando sanar tal dificuldade. As avaliações que auxiliarão na progressão dos alunos serão no decorrer das aulas através de leituras e compreensões destas, na reconstrução de textos, ilustrações e no recontar a história.
A avaliação final será: escolher uma das histórias lidas e dramatizar para os colegas da sala e posteriormente para toda a escola.







Um comentário:

  1. Parabéns pelo projeto, professora! Continue incentivando seus alunos a leitura e oralidade. São projetos assim que nunca me deixam desacreditar da educação.

    ResponderExcluir